No episódio #019
Adriene Coelho lê Clarissa Pinkola Estés
Adriene Coelho é brasileira, natural de Caeté, Minas Gerais, atualmente reside em Palmas, Paraná. Graduada em pedagogia e Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa, tendo trabalhado nos estados de Minas Gerais, Pará e Bahia em diversos projetos governamentais e de ONGs com desenvolvimento de comunidades, educação não-formal e comunicação comunitária, sempre com foco nas questões de gênero, saúde e cultura popular. Atualmente é aluna do curso de Artes Visuais no Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas, onde também atuou como professora no Colegiado de Pedagogia durante o ano de 2018. Coordena, junto com o professor e artista visual Douglas Colombelli, o Grupo PAN: Arte e Emancipação, que é um grupo de estudo e produção artística que toma como objeto de estudo e amparo criativo os enlaces entre os conceitos de emancipação intelectual e arte, tendo como ponto de partida os argumentos do filósofo Jacques Rancière. Artista Residente na Segunda Edição da Residência Internacional COMUNITÁRIA, Arte Contemporânea e Processos Sociais, que aconteceu no Partido de Lincoln, Buenos Aires, Argentina no mês de novembro de 2017. Realizou Exposição Individual no SESC PATO BRANCO através do PROJETO ARTESESC 2018 contando a experiência da Residência realizada na Argentina através uma série fotográfica e de arte têxtil. Participando do Programa de Residências de Arte Contemporânea da Cooperativa de Arte e Curatoria Forense - América Latina, vem atuando através da tradução (espanhol para português) de artigos sobre arte contemporânea e processos curatoriais. Artista selecionada no Proyecto Rotatoria de arte digital, teve seus trabalhos, junto com outros 30 artistas de várias partes do mundo, exibido no Cineclub Municipal Hugo del Carril, Córdoba, Argentina, em dezembro de 2018. Em fevereiro de 2019 estará novamente participando como Artista Residente junto com artistas argentinos, chilenos, mexicanos e colombianos na Residência Social Summer Camp X, em Villa Allegre, CHILE. Tem interesse em fotografia, vídeo, arte digital, arte têxtil e cerâmica. Situando-se no limite difuso entre arte e política, busca os enlaces entre memória e narrativa como forma de estabelecer relações com as comunidades e grupos com os quais trabalha, refletindo sobre a construção da identidade e a noção de progresso na contemporaneidade. Para saber mais, visite: http://vadb.org/people/adriene-coelho
VER.SAR é um podcast com artistas convidadas a compartilhar leituras de textos sobre práticas artísticas, maternidades e feminismos.
Este Podcast é uma plataforma de comunicação colaborativa que reúne mulheres artistas e seus referenciais textuais, a partir do exercício da leitura e busca criar um arquivo de consulta e compartilhamento gratuito de conteúdo relacionado às questões estruturais e conceituais implicadas em ser mulher na contemporaneidade. As artistas convidadas são mulheres que investigam e discutem os conflitos políticos da vida doméstica e pública produzindo pensamento crítico em nosso contexto e propondo mudanças significativas no mundo da arte.
É preciso Ouvir as mulheres!
ESCUTE, BAIXE E COMPARTILHE!
Instagram: @podcastversar
Facebook: Ver.sar - práticas artísticas, maternidades e feminismos
Soundclound: @versarpodcast